Controle de estoque: você sabe monitorar de forma eficiente?

A má gestão do estoque de uma empresa pode causar prejuízos sérios à estrutura da empresa, independente do porte. Por isso, fazer um bom controle de estoque é essencial para o sucesso do seu negócio. Diante disso, separamos algumas dicas que, com certeza vão te ajudar a aperfeiçoar a administração do estoque de sua empresa.

Espaço físico:
Antes de tudo, faça o planejamento de quais produtos serão estocados, a quantidade, o melhor local e também prazos de validade. Tudo isso para facilitar a disposição em que a mercadoria estará dentro do estoque, sabendo utilizar devidamente os espaços.

Entrada e saída:
O controle dessas operações é extremamente importante. Mantenha tudo o que existe no estoque registrado em um sistema de gestão, para então ter mais controle sobre a movimentação de seus produtos.

Atenção aos indicadores:
Atendimento de pedidos, quantidade de perdas, desperdícios, desvios ou furtos. Todos esses dados precisam ser registrados e monitorados constantemente por indicadores, para garantir principalmente que não ocorra compra em excesso ou falta de produtos chave da empresa.

Automatize:
Utilizar controles manuais significa atraso diante da concorrência. Um sistema de gestão (ERP) torna todo o processo de integração com outros canais, comunicação interna e compartilhamento de dados, muito mais simples e com menos erros na gestão de informações.

Inventários/Contagem de estoque:
Por fim, vale ressaltar a importância de realizar inventários do estoque com frequência. Para isso, é necessário fazer a identificação de falhas nas entradas e saídas da empresa e nada torna este processo mais eficiente e assertivo, do que contar com o auxilio de um sistema de gestão.

Equipe Dauertec
Oferecemos sistemas de gestão para Distribuidoras, Comércio, Indústrias e Mercado Editorial / Livreiro.